|
Horse & carriage rides for the tired |
|
Minas Gerais, e especialmente o Tiradentes, são lugares onde a beleza surge de maneira imprevista.
O Carnaval é visto cada vez mais como um ritual inévitavel para os jovens - para muitos adultos, algo a tolerar mas não, necessariamente, participar. Por outro lado, a multiplicidade de interacoes humanas e o desabrochar tanto do espírito quanto da frivolidade são intensos: é uma êpoca tanto caprichosa quanto romantica, quando o pais mostra não apenas sua beleza e seu charme de maneira diferente, mas revela, tambem, alguns de seus problemas.
Tiradentes, que é para mim muito mais atraente quando vazia, transborda de gente durante o tradicional carnaval de rua e se transforma. Eu a vejo como um vilarejo que retrocede aos tempos coloniais, relembrando o seu apogeu, cheia de pessoas procurando ouro. Pelo menos para os jovens, as ruas estão novamente cobertas de ouro nesta êpoca.
A Serra de São José é uma presenca constante e inspiradora ao lado da cidade. Quando, num outubro passado, grande parte dela foi danificada por impressionante queimada, eu fiquei zangado. Subi a serra para averiguar os danos de perto, esperando me entristecer com uma paisagem escura e desfigurada. Qual não foi minha surpresa ao encontrar, brotando da eterna tranquilidade da serra, uma paleta de cinzas, que me revelava um aspecto novo da sua beleza, ate então escondido aos meus olhos.
(Em cima é uma seleção parcial da minha exposição "Carnaval e Paisagem: Tiradentes", de 02/04 em Tiradentes.)
---------------------------------------------------------------------------------------
|